sexta-feira, 29 de maio de 2009

Embaixada e Consulado de Portugal.

Hoje pela primeira vez tive a oportunidade de ouvir e falar Português em terras de vikings, sem ser por telemóvel ou Skype, ou de ouvir as Brasileiras a conversar entre elas nos semáforos. 

Hoje fui à embaixada de Portugal. 

Conheci os dois funcionários do consulado, que mui alegremente me receberam, vi nos seus rostos sinais de emoção por receberem um novo patrício a estas paragens. Prontamente me apresentaram um convite para a comemoração do 10 de Junho na residência do Sr. Embaixador. E à boa maneira Portuguesa, ainda bem, me auxiliaram no preenchimento dos documentos de inscrição no consulado, facilmente ultrapassaram a minha imediata incapacidade de responder / cumprir positivamente a todos os itens da burocracia. 

Estabeleci um diálogo mais próximo com a funcionária, esta após alguns minutos ultrapassou os vidros de protocolares cheia de emoção para melhor poder conversar, mais do que com um conterrâneo com alguém que viveu na sua cidade natal. Vi como ela me ouvia falar das minhas experiências na invicta, e após alguns momentos, disse-me - "Vivo à 21 anos em Copenhaga", e lá do canto retorquido o colega " Eu também, até já estou a ficar parecido com eles...".  

Enfim, terei de voltar à embaixada para entregar a fotografia e a fotocópia do documento de autorização de residência, e actualizar a minha morada. 

Viva a Portugal!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário